terça-feira, 13 de setembro de 2011

Festa de Santo Antônio do Embaré será incluída no calendário santista

Apesar de tradicionais na cidade, festejos da Igreja não faziam parte do calendário; todos os anos, mais de 25 mil pães são distribuídos

Que a festa de Santo Antônio do Embaré já é uma tradição em Santos ninguém pode negar. O que ainda não se sabe é o motivo pelo qual uma das atrações que mais chama a atenção dos munícipes e de turistas que visitam rotineiramente a cidade não faz parte do calendário oficial de Santos. É isso que o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim propôs à Mesa Diretora do Legislativo santista.
Projeto de lei que institui no calendário oficial o Dia da ‘Festa de Santo Antonio do Embaré’ tem como base uma indicação do historiador Waldir Rueda, falecido dia 21 de agosto passado, vítima de complicações causadas por pneumonia aguda.
Vale lembrar que a festa, realizada desde 1876, quando houve o primeiro encontro de católicos em comemoração a um dos santos mais populares da Igreja. Além disso, Banha ressaltou que os festejos reúnem milhares de pessoas no dia 13 de junho – data instituída para sua homenagem – quando mais de 25 mil pães são distribuídos.
“A devoção dos fiéis teve início com Visconde de Embaré, quando aquela igreja que leva o nome do santo ainda era uma capela”, lembra Banha que contou um pouco da história do local para justificar a apresentação do projeto de lei.
Todos os anos, além do dia da comemoração em honra a Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, o local é palco de uma tradicional quermesse, onde o público pode apreciar comidas e brincadeiras típicas do período do ano. Normalmente, o lucro das barracas é revertido para projetos empreendidos pela igreja, como reforma ou manutenção do imóvel, oficialmente intitulado como a primeira Basílica de Santo Antonio no Brasil. “O local é um verdadeiro patrimônio histórico e a festa ali realizada tem uma importância cultural imensurável”, enaltece o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela colaboração!!!

No espaço abaixo, você poderá participar deixando seu comentário, sugestões, críticas...

Um Abraço!