sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Lei da cadeirinha levanta dúvidas

Com a sanção da lei que exige o uso das cadeirinhas para crianças de até sete anos em automóveis, levantei alguns questionamentos sobre a nova legislação. Quero saber, do Ministério dos Transportes, se uma pessoa que oferece carona a uma família com criança é obrigada a ter uma cadeira especial. Afinal, a quem cabe essa responsabilidade? Ao caroneiro ou à família? Se couber à família, eles terão que andar de um lado para o outro com uma cadeira nas costas?

Outro ponto interessante e que não fio explicado é se o uso das cadeirinhas também será obrigatório nos ônibus, táxis, lotações e peruas escolares. Se essa lei não valer para esses veículos, qual é a lógica de os carros terem essa obrigatoriedade? Por acaso essa lei tem interesses comerciais?

Por isso sugiro que seja fixado um valor padrão no preço das cadeiras, pois, os valores são abusivos. Não é qualquer família que tem condições financeiras de comprar uma, duas ou três cadeiras dessas. Muitas vezes é um investimento alto para quem recebe dois salários mínimos e tem um carro.

2 comentários:

  1. Eu acho um absurto essa lei tenho tres crianças e não tenho condiçoes de comprar tres cadeiras dessas porque os preços são abusivos,e mais se no meu carro eu tenho que ter tres cadeira porque se eu pegar um taxi com meus filhos eu não preciso ter cadeira,e porque as vãns escolares tambem que oferece tanto risco como um carro de passeio e so transportam crianças não precisa de cadeirinha.
    acho que todas as familias devem concordar comigo,sou mãe e jamais colocaria a vida dos meus filhos em risco mais não acho nescesario uma criança de 5 anos andar na cadeira se ela pode perfeitamente sentar-se e usar o cinto de cegurança.
    afinal como o colega disse deve ter enteresses politicos e empresarial,porque definitivamente quem aprovou essa lei não deve ter filhos e nem ser assalariado.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vcs! No Brasil, há diversas leis q ñ são aplicadas, e essa será mais uma entrar nesse rol.
    me expliqem, uma mãe q possue 3 filhos com idades entre 0 a 3 anos terá q andar c 3 cadeinhas no banco traseiro? Pq tmb ñ é válido para veiculos públicos, uma vez q oferecem o mesmo risco de acidente q um carro de passeio? Acredito q essa lei esta sendo criadas com fins lucrativos empresariais e ñ pq o governo se preocupa com a segurança de nossas crianças. Nós q somos mães, jamais colocaremos a vida de nossos filhos em risco, acredito q é válido uma criança de até 2 anos utilizar a cadeirinha infantil, uma vez q o cinto de segurança ñ é sufisciente, mas uma criança de 7 anos??? Se o governo realmente estivesse interessado em proteger nossas crianças de acidentes fatais, criaria campanhas de conscientização, redução dos preços e se houvesse necessidade de tornar-se lei, q fosse válido tmb para tds os meios públicos de transportes.

    ResponderExcluir

Obrigado pela colaboração!!!

No espaço abaixo, você poderá participar deixando seu comentário, sugestões, críticas...

Um Abraço!