Lancei à Prefeitura de Santos, à Presidência da Assembéia Legislativa e ao Governo do Estado de São Paulo um alerta quanto à importância e necessidade de criar um condomínio com todo aparato de segurança para a moradia dos Policiais Civis e Militares e de suas famílias, similar às vilas militares do Exército brasileiro.
A proposta não é apenas gaarantir integridade aos policiais e seus familiares, mas também oferecer o mínimo de dignidade àqueles que, diariamente, arriscam suas vidas por toda população.
Sabemos que muitos desses profissionais residem em regiões bem próximas às áreas consideradas de alta periculosidade, obstando inclusive que o policial possa chegar em casa com a sua farda.
Não pretendemos segregar a população em categoria policial e não policial; contudo essa atividade, para ser cumprida com imparcialidade e zelo, deve observar algumas regras e diretrizes de segurança e bom senso. É claro que o policial para ter tranqüilidade em seu trabalho precisa ter a certeza que sua família está bem instalada. Dentro deste preceito, os profissionais de plantão atuariam com maior prazer em exercer sua missão, garantindo e proporcionando segurança à população.
Mas, além das vantagens já apresentadas, o condomínio trará mais união à tropa, motivando e fortalecendo as instituições policiais. E, como conseqüência disso, o Estado ficará mais fortalecido e a população, mais segura.
Precisamos dar início o quanto antes a este processo para que os policiais sejam mais preservados e valorizados. Sendo Santos uma cidade de vanguarda, devemos sair na frente e oferecer ao Estado uma área para a criação deste condomínio.
Estamos acompanhando os acontecimentos do complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e não podemos nos esquecer dos ataques patrocinados pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), em 2006. Tudo isso demonstra que vivemos em condições idênticas ou, quiçá, piores do que a de muitos países que estão vivendo guerras civis.
Não se pode admitir que a administração pública e o Governo do Estado tratem a segurança pública com fugacidade e apenas combatam pontos isolados, sem trabalhar em um planejamento que surta efeito ao menos a médio e longo prazo.
Não se pretende aqui criticar ou elogiar governos, mas sim dar melhor ênfase ao assunto segurança pública, apontando e inserindo idéias que possam melhorar a ação do Estado nesta seara, afim de possibilitar melhor estrutura policial e maior segurança às futuras gerações; já que, para nós, a segurança pública tem sido o “calcanhar de Aquiles” de nossos governos. Por isso, a importância de esta idéia ser abraçada e levada à diante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela colaboração!!!
No espaço abaixo, você poderá participar deixando seu comentário, sugestões, críticas...
Um Abraço!