Foram aprovadas pela Câmara de Santos, nesta segunda-feira, 13, em primeira discussão, dois Projetos de Lei (PL) que incentivarão o hábito da leitura e o gosto pelos teatros. O alvo dos PLs serão os alunos da rede pública municipal de Santos. Se as proposituras forem aprovadas, os jovens serão levados ao teatro a cada seis meses e terão que ler pelo menos um livro por semestre.
A proposta é inserir no dia-dia dos jovens o habito da leitura, além de deselitizar os teatros da cidade. Com as tecnologias do mundo moderno, nossos jovens deixaram os livros de lado. E o resultado disso é uma garotada com vocabulário e conhecimento geral limitados. A leitura é crucial para a evolução do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso conhecimento e dinamizar o raciocínio.
Quanto ao teatro, temos de mostrar às nossas crianças que a apreciação do mundo artístico deve estar ao alcance de todos. Teatro não é coisa de granfino, não. No Sesi, por exemplo, é possível conferir ótimas peças gratuitas e no Sesc diversos espetáculos são apresentados por menos de R$10.
Entendo que se essas atividades fizessem parte da rotina das pessoas, muitas teriam gosto em apreciar uma boa obra literária ou um espetáculo. Por isso, acredito que todas as escolas (particulares ou públicas) devem fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura e a cultura. Só assim, teremos uma aula diferente, interdisciplinar e construtivista. E isso é fundamental para a boa formação das futuras gerações.Se as proposituras forem aprovadas, o conteúdo do livros e os espetáculos serão de livre escolha da escola ou do docente responsável pela classe. Ao final da leitura, os alunos serão submetidos a uma avaliação de interpretação de texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela colaboração!!!
No espaço abaixo, você poderá participar deixando seu comentário, sugestões, críticas...
Um Abraço!