Foi aprovado pela Câmara de Santos, na sessão desta quinta-feira, 23, projeto de lei de minha autoria que, se for sancionado pelo Executivo, proporcionará mais acesso à cultura aos alunos das escolas municipais de Santos. A propositura determinará que as escolas municipais levem os estudantes ao teatro pelo menos uma vez a cada seis meses.
Entendo que, além de ser uma atividade prazerosa, o teatro é transformador, uma vez que os alunos passarão a ter um contato mais íntimo com o meio artístico. Mais do que enriquecimento cultural, essas atividades proporcionam ao jovem uma diferente maneira de encarar o mundo, mais sensível e humana. Além disso, elas tiram nossa juventude do ócio, afastando-a do mundo das drogas e de atividades criminosas. Assim, evitaremos a formação de facínoras.
Outra proposta deste projeto de lei, que foi apresentado em plenário dia 19 de setembro, é deselitizar o teatro. Isso porque o povo brasileiro acha que espetáculos artísticos, museus, exposições de artes visuais e apresentações de música erudita sãos coisas de granfino. Temos de mostrar às nossas crianças que a apreciação do mundo artístico pode - e deve - estar ao alcance de todos. Afinal, não é preciso ser rico para acompanhar por exemplo as ótimas peças gratuitas apresentadas no Sesi Santos e os diversos espetáculos que acontecem no Sesc, muitas vezes por menos de R$10.
Se o projeto de lei for aprovado, a programação cultural que será inserida como atividade escolar deverá ser feita pelas secretarias de Cultura e Educação. Após o espetáculo, em sala de aula os alunos serão submetidos a uma avaliação, valendo nota, sobre o que assistiram. Será uma aula diferente, interdisciplinar e construtivista. Desta forma, nossas crianças aprenderão a gostar de teatros. E isso é fundamental para a cultura e educação das novas gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela colaboração!!!
No espaço abaixo, você poderá participar deixando seu comentário, sugestões, críticas...
Um Abraço!