Nesta semana, sugeri ao prefeito Papa o incentivo de uma medida simples, mas que pode contribuir, e muito, com a melhoria do clima da cidade.
Trata-se de, apenas, criar palestras que mostrem aos munícipes as vantagens de se pintar os telhados de branco. Segundo um estudos do departamento de tecnologia de energia do governo dos Estados Unidos, o Environmental Energy Technologies Division, os telhados claros refletem cerca de 75% da luz solar. Isso significa que ao contrário dos telhados escuros, que absorvem o calor do sol, um telhado branco não retém tanta energia e calor.
Este tipo de telhado já é comercializados há mais de 10 anos nos Estados Unidos e estão se tornando padrão em algumas localidades. Além disso, são fáceis de ser encontrados, estando presentes em 75% das lojas americanas da rede Wal-Mart. Mas, não é só nos Estados Unidos que este tipo de telhado é incentivado. Em cidades desenvolvidas como Dubai, Nova Déli, na Índia, e Osaka, no Japão, eles são promovidos pelas autoridades locais, com objetivo de reduzir os gastos em energia.
Já Califórnia, Flórida e Geórgia adotaram códigos que encorajam a adoção dessas coberturas em edifícios comerciais.
Não queremos que a população troque os telhados de seus imóveis por outros brancos, mas apenas pintá-los com tinta acrílica ou mesmo cal. Se Santos (uma cidade quente) aderir a esta prática, isso poderá significar melhoria do conforto térmico, além de uma considerável redução no consumo de energia elétrica, já que teremos menos ar-condicionados e ventiladores ligados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela colaboração!!!
No espaço abaixo, você poderá participar deixando seu comentário, sugestões, críticas...
Um Abraço!