quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Plano Metropolitano de Saúde e prevenção de nova doença


Iniciei defesa sobre duas importantes questões na área da Saúde, durante a última sessão da Câmara de Santos (14/02). Primeiro indiquei ao Executivo a implantação do Plano Metropolitano de Saúde. Apesar de a proposta de criação ser no município de Santos, a idéia é abranger as nove cidades que fazem parte da Região Metropolitana da Baixada Santista, da mesma forma como acontece na região de Campinas.

Com essa medida, haveria a unificação do atendimento e da organização dos serviços médico-hospitalares da região, evitando a sobrecarga dos atendimentos de nossa cidade, além de acabar com as esperas para vagas em leitos hospitalares via Sistema Único de Saúde, o SUS.

Em seguida requeri que a Casa de Leis santista questione à Anvisa e à seção de vigilância sanitária municipal quanto à existência de um plano de prevenção à Chikungunya, uma doença originária da Índia, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Embora a taxa de mortalidade desse vírus seja baixa em relação à Dengue, em 2006 houve um surto desta moléstia na Índia e não queremos que o mesmo ocorra aqui. Em nossa região, com as altas temperaturas chegam, também, a época de proliferação do mosquito Aedes Aegypti e a disseminação da Dengue.

Por isso, peço que a Anvisa esteja atenta durante as vistorias feitas em navios oriundos da região da Índia, pelo fato de Santos ser o maior porto do país e abrigar grande quantidade de navios. Tudo para assegurar que ficaremos livres desta nova doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela colaboração!!!

No espaço abaixo, você poderá participar deixando seu comentário, sugestões, críticas...

Um Abraço!