Banha pede estudos para instalação de sistema
sonoro no transporte público municipal
Sistema, segundo o vereador, garante a autonomia de deficientes visuais
São inúmeros os discursos sobre inclusão social, assim como dezenas de centenas as entidades e organizações não governamentais (ONGs) que trabalham para melhorar a qualidade de vida daqueles que enfrentam na falta de acessos uma luta a mais da deficiência.
Na tentativa de minimizar esses obstáculos, o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim pediu para que a Prefeitura de Santos efetue estudos que viabilizem a instalação do sistema de sinalização sonora nos ônibus do transporte público da Cidade, a exemplo do que já ocorre em outras cidades do país.
O pedido vereador, feito na gestão passada, será cobrado também nessa nova Administração, já que o que está em jogo é o direito de acesso e mobilidade dos deficientes visuais. “Esse pedido é inclusivo, fundamental para a população”.
De acordo com o peemedebista, o sistema (já em instalação em Recife), consiste em um receptor de rádio no veículo que recebe o sinal do equipamento do deficiente visual que aguarda no ponto de ônibus, emitindo um aviso sonoro, o que permite que o mesmo saiba que seu ônibus está chegando. “É, sem dúvida, uma grande ajuda para aumentar a autonomia do deficiente visual, já que permite que ele se locomova sem precisar pedir ajuda aos outros”.
Entenda o sistema
A pessoa que tem deficiência visual ou baixa visão adquire um transmissor que tem uma tecla de navegação onde ela programa as linhas que utiliza. Quando o ônibus da rota selecionada está próximo ao ponto, o motorista é avisado, por meio de ondas eletromagnéticas de baixa frequência, que tem uma pessoa com deficiência visual à espera do veículo então emite o aviso sonoro com o nome da linha, por meio de uma caixa de som acoplada ao ônibus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela colaboração!!!
No espaço abaixo, você poderá participar deixando seu comentário, sugestões, críticas...
Um Abraço!